16 janeiro 2007

Os animais no futebol

"É mesmo verdade que um clube romeno construiu um fosso com crocodilos lá dentro para impedir que os adeptos invadissem o relvado?", questiona Ben Evans.



Incrivelmente Ben, esta proposta surreal contra o hooliganismo foi mesmo planeada! Em 2003, o Steaua Nicolae Balcescu da 4ª divisão romena encontrava-se num aperto: os responsáveis das ligas ameaçavam o clube com uma expulsão da liga após vários incidentes relacionados com invasões de campo por parte dos adeptos e violentas lutas entre claques. Que poderia o clube fazer? Um rede à volta do relvado? Reforço de segurança? Não foi bem isso que se lembraram de fazer.


O presidente Alexandra Cringus falou então numa "solução inovadora" em que o consistia em construir um fosso à volta do relvado, carregado com bem crescidos crocodilos. "Isto não é uma piada", insistiu Cringus.

"Nós podemos obter crocodilos facilmente e alimentá-los com carne do matadouro local. O fosso está planeado para ser largo suficiente para que ninguém consiga saltá-lo. Qualquer pessoa que o tente fazer vai ter de se confrontar com os crocodilos. Acho que o problema da invasão de campo por parte dos adeptos vai ser resolvido de uma vez por todas."



Então e se algum jogador tiver o triste infortúnio de cair no dito fosso? Cringus planeava criar o fosso a uma distância considerável das quatro linhas para prevenir tal calamidade, mas não esquecendo os crocodilos; canos aquecidos iriam ser instalados na àgua de modo a mantê-la aquecida durante o tempo frio.

A última vez que ouvimos falar desta 'estória medieval', as autoridades locais estavam a considerar a proposta do clube.



Não sei até que ponto isto foi para a frente e não consegui descobrir mais informação mas o simples facto de alguém se ter lembrado desta hipótese para manter os adeptos fora do relvado... O futebol é lindo. :)









* Traduzido quase integralmente da secção "Knowledge", do jornal "The Guardian".

1 comentário:

Laudrup disse...

Obrigado pela visita (e comentário) e boa sorte para o teu blog também! ;)